10 junho 2013

Melasma ou Cloasma: Saiba Mais!

Oi pessoal! Hoje no blog quero abordar esse assunto separado, ele faz parte do assunto Eflorescências da Pele. Achei que esse assunto merecia destaque, pois é muito frequente em mulheres. Vamos saber mais sobre esse assunto?!
 
Melasma ou Cloasma: É uma melanodermia que ocorre na face. Quase sempre em mulheres, com mais de 25 anos e após gravidez ou terapia hormonal. Pode ocorrer em mulheres jovens (sem gravidez ou uso de hormônios) e homens (10% dos casos).

Etiologia do Melasma: Desconhecida, com múltiplos fatores atuando, sendo eles:

Predisposição Constitucional: Racial ou familiar, mais frequente em indivíduos de pele castanha ou parda.

Gravidez: Desde a antiguidade, com 50 a 70% de relação com o constitucional. Na gravidez aumenta o estimulo da melanogênese (mamilos e linha alba).

Estrógenos: Ocorre em 8 a 29% das mulheres que tomam anticoncepcionais. Em terapias de reposição hormonal (menopausa).

Cosméticos: Produtos que contenham derivados de petróleo, psoralênicos e outras drogas fotossensibilizadoras podem agravar o quadro.

Exposição Solar: É o fator desencadeante mais importante do melasma. O raio ultravioleta aumenta a atividade dos melanócitos provocando a pigmentação. Pode surgir subitamente após o sol ou pela exposição constante. Geralmente melhora no inverno e agrava no verão. Reincide com a exposição solar.

Clínica do Melasma: São manchas de cor castanha- clara a escura, geralmente nas regiões malares podendo atingir a região frontal, labial superior e masseterianas, de bordas irregulares e se acentuam com exposição solar.

Há 03 padrões clínicos: Centro – facial (Frontal, zigomática, masseterina, nasal, supralabial e mentoniana), malar (Nasal e zigomática) e mandibular. A intensidade varia de discreta a muito grave.
Lâmpada de Wood: Para visualizar a extensão e a profundidade das manchas.
Tratamento: Fotoproteção, ácidos, esfoliação e dermoabrasão, lasers...
Você usa protetor solar todos os dias?!
Deveria se quiser evitar câncer de pele, manchas e envelhecimento precoce! Infelizmente, muita gente não resiste ainda... E de acordo com dados da campanha nacional de 2011, 62% dos entrevistados admitiram não se proteger dos raios ultravioleta.
Então fica a dica, protetor solar é Essencial!

Espero que tenha sido útil para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário sua participação é muito importante!

Criado por: Jaqueline Layout Personalizado.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...