22 setembro 2014

Cabelo Oleoso e Volumoso – Como Melhorar a Escova!

Oi pessoal! O assunto de hoje são dois “probleminhas” (Oleosidade + Volume) que pode ser ter apenas um dos dois, ou na maioria das vezes eles andam juntos! Venha conferir este post com algumas dicas bem legais!
Aposto que muitas mulheres sofrem com esse tipo de “problema”, gasta aquele dinheiro no salão com escova, mas não fica como gostaria, vento então, logo após fazer a escova?! Nem pensar, isso é o terror das mulheres com cabelo volumoso. Ou então fez aquela escova, o volume até que deu uma “amenizada”, mas a oleosidade continua ali brilhando muito!
Antes de tudo, vamos saber por que acontece essa oleosidade nos fios: Acontece uma disfunção na camada hidrolipídica, também conhecida como manto hidrolipídico, e essa camada é aquela responsável pelo balanceamento entre o óleo, sebo e o suor. As glândulas sebáceas começam a produzir óleo muito além do necessário e isso resulta em um cabelo oleoso, pegajoso e extremamente brilhante na raiz!

Alguns fatores externos contribuem e muito a produção das glândulas sebáceas: Água quente, calor excessivo (secadores e chapinhas), o uso de produtos inadequados muito próximos à raiz dos cabelos, ou seja, você precisar usar sempre produtos que são para o seu tipo de cabelo, mesmo que alguém te indicou algo que fez “maravilhas” no cabelo dela!

Vamos bater naquela tecla de novo (sim, não me canso), lavar os fios diariamente não aumenta a oleosidade do cabelo, fazendo isso saiba que esta melhorando o couro cabeludo, mas nunca lave com água quente, isso é um habito erradíssimo, mas não precisa necessariamente lavar os fios todos os dias, apenas disse que não é ruim fazer isso!
Como melhorar (prestou atenção? Eu disse como melhorar e não como acabar com a oleosidade). A melhor forma é utilizar um shampoo que remova bem a oleosidade do couro cabeludo, caso goste de usar condicionador (eu não curto), use um que irá hidratar os seus fios, não deixando ele pesado!

Um dia pesquisando na internet, olhei em um site que falava de lavar os cabelos que são oleosos com detergente neutro, pois ele contém lauril (excelente para eliminar gordura, mas a cada 15 dias e deve hidratar os fios para evitar ressecamento). Nunca testei, não sei se realmente funciona, se alguém já fez me conte viu?!

Se quiser usar shampoos para cabelos oleosos, escolham aqueles que levam ativos na composição como jaborandi, hamamélis, menta e arnica, mas não use diariamente, para evitar o ressecamento, alterne este tipo de shampoo com outros de uso diário!
– Quando possível, finalize a lavagem com água mineral, pois ela tira o cloro e deixa o cabelo mais solto e com brilho.
– Procurar um especialista que possa detectar seu problema e orientá-lo para o tratamento adequado.
– Utilizar shampoo para controle de oleosidade somente no couro cabeludo.
– Evite usar condicionadores e/cremes próximo à raiz
 Lave os cabelos com água fria diariamente.
– Use secador na temperatura mais baixa.

Para as mulheres como eu que gostam de fazer escova, seja ela em casa ou no salão, mantenha o secador longe do couro cabeludo (15 cm), pois o calor estimula a produção de glândulas sebáceas.
Dicas para uma escovação: Não levantar as mechas na raiz, puxe – as sempre para baixo. A escolha da escova é importantíssima, pois ela precisa ter tamanho adequado para dar tensão suficiente nas mechas para ter aquele brilho no resultado final, brilho Ok? Não oleosidade!

Trabalhe muito bem as pontas, as pessoas gostam de caprichar mais na raiz e se esquecem das pontas porque acham que com a chapinha vai melhorar, mas se enganam. Quem tem o cabelo volumoso deve se preocupar com a escova, a chapinha eu considero só uma finalização, mas voltando ao assunto não dar atenção devida para as pontas isso irá fazer o cabelo armar!

Lembrando também do jeito que lava os fios, saiba que esfregando muito o couro cabeludo irá provocar a estimulação das glândulas sebáceas, então apenas faça uma massagem suave com as pontas dos dedos. Viram como é importante manter os fios limpos?! Pense comigo, se já tem cabelos oleosos e demora muito tempo para lavar os fios, então na hora que forem lavar eles é claro que irá ter que esfregar muito mais os fios, por causa das sujeiras, das caspas (caso tenham)!
Cabelo Oleoso + Volumoso, não é uma combinação perfeita, mas tem como melhorar e muito. Hoje em dia o mercado é muito amplo, muitas coisas são lançadas todos os anos com “garantia” de melhora.

Mesmo tendo o cabelo oleoso a pessoa precisa hidratar?! Sim, mas escolham máscaras especificas para cabelos oleosos, geralmente cabelos oleosos têm as pontas mais secas (quando são crespos ou cacheados), pois as ondas impedem que a oleosidade natural dos fios chegue às pontas. Atenção, aplicar da metade da raiz para baixo e não “lotar” o cabelo com cremes, pois estes produtos irão fixar nos fios e acumular!

Lembram-se do post sobre Argila na Terapia Capilar? Então, a argila verde se aplica a cabelos oleosos, pois ela tem ação adstringente, promove a desintoxicação e regula a produção de glândulas sebáceas!

Por enquanto é só isso, esse assunto é muito extenso, prometo que volto logo logo, com a continuação deste assunto. Espero que tenham gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário sua participação é muito importante!

Criado por: Jaqueline Layout Personalizado.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...