01 dezembro 2014

Aromaterapia: Saiba Mais!

Olá pessoal! Vamos falar sobre Aromaterapia?! Atualmente clínicas de Estética, Spa e Centros de Terapias Holísticas tem utilizados os recursos aromaterápicos como um complemento importante dos tratamentos em cabine. Venha conferir!
A palavra “aroma” vem do grego e, significa “fragrância”. Terapia é o mesmo que “tratamento”. É uma terapia não convencional, embora seja uma das técnicas mais antigas da historia da pratica de tratamentos, é considerada uma terapia holística, pois reconhece o ser vivo em seu todo: Corporal, Mental e Emocional!

Desde os tempos mais remotos, o homem já fazia uso de raízes, folhas e frutos para fins medicinais. As plantas eram cultivadas para extração de óleos vegetais, que era feita através de pressão executadas por meio de pedras.

No antigo Egito, durante o processo de mumificação, utilizavam-se ervas (eram empregadas para higiene corporal, banhos aromáticos, escaldada – pés e pomadas) capazes de preservar os tecidos humanos e aromatizar os sarcófagos, como mirra, canela, menta e anis.
Os conhecimentos de aromaterapia foram difundidos pela Europa e começaram a ser aplicada também em técnicas de massagem, hidroterapia, cerimonias religiosas bem como na alimentação (condimentos).

A Aromaterapia como é hoje conhecida é relativamente recente, descoberta quando René-Maurice Gatefossé, um químico francês sofreu um acidente em seu laboratório e providencialmente mergulhou seu braço ferido em um pote de lavanda, percebendo que com isto, seus ferimentos não infeccionaram e cicatrizaram rapidamente.

Os Óleos Essenciais devem ser usados diluídos ou em baixas concentrações, para evitar reações de sensibilização e irritações, entre outras. Atualmente clinicas de Estética, Spa e centros de terapias holísticas tem utilizados os recursos aromaterápicos como um complemento importante dos tratamentos em cabine.
Durante a exposição aos cheiros há estimulação das terminações nervosas das células olfativas, as quais transmitem impulsos nervosos, dando origem à reações fisiológicas, psicológicas e intelectuais.

Fisiológica: Os óleos essenciais contêm componentes que podem tratar os estados fisiológicos – esses estados podem ser tratados com o uso de massagens, reflexologia podal, banhos, compressas, inalação, etc... E como técnica de beleza aliada ao uso de cosméticos e outros produtos.

Óleos Essenciais: Óleos essenciais são substancias naturais, presentes nas flores, folhas, cascas e sementes, e responsáveis pelos seus aromas. As características de cada óleo essencial dependem do clima, do cultivo, da extração e da concentração de cada essência, o que determina a fragrância, a cor e a volatilidade. 
Então é isso pessoal, volto com esse assunto que precisa de explorado, espero que tenham gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário sua participação é muito importante!

Criado por: Jaqueline Layout Personalizado.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...